Depois de quase 17 anos, a D’Hanks fecha um ciclo e se transforma em PrimaDama. Saiba a ideia por trás da escolha desse nome, seu significado pra nós e o motivo que nos levou a tomar essa decisão, abaixo.

👑 A Angélica foi quem trouxe o termo e propôs para os meninos, dentre outras opções, até todos escolherem uma só. Ela o criou fazendo uma junção de palavras, ideias e brincadeiras com fonemas dos termos envolvidos.

▪A palavra base é ‘prima-dona’ que possui duas possibilidades de significado: 1. nome dado à cantora principal de uma ópera – equivale à diva; 2. num sentido pejorativo, significa pessoa (independente do gênero) temperamental, dramática, mimada e/ou exagerada, com uma visão inflada de si e de seus sentimentos sobre os alheios (podendo, ainda, soar como ofensa, quando parte pro referente à narcisismo e egocentrismo).

▪Já a palavra dama tem vários significados, dependendo do contexto (no teatro equivale à prima-dona, aliás, coincidentemente): além de suas várias alusões a mulheres de vários tipos (desde nobres e/ou “de boa procedência”, até cortesãs e meretrizes), seu uso também ocorre como uma forma educada e cortês de se referir a elas. Mas o principal significado aqui tem a ver com jogos, especialmente o xadrez, onde a rainha também pode ser conhecida como dama.

Sendo assim, PrimaDama foi escolhida com alguns motivos e alusões:
– somos uma banda de vocal feminino como frente;
– nosso som e letras costumam ser fortes, dramáticos;
– se ‘dama’ pode ser igual à ‘rainha’ e ‘prima-donas’ são dramáticas, temperamentais e exageradas por definição, “PrimaDama” vem com uma proposta de equivaler à expressão “Rainha do Drama“, fazendo um link com o início da banda e com a primeira música da banda a ter maior visibilidade e a trazer os primeiros prêmios e destaques (- álbum Escolhas e Renúncias, 2009, e lançada previamente num EP anterior, em 2008).
– a sonoridade é bonita e expressiva, além de ser bem parecida com a palavra base (prima-dona), porém, trazendo algo original, com vínculos criados de acordo com a trajetória percorrida até agora.

Observação: Bem. Não podemos ignorar esse bônus de significado maravilhoso, trazido por um dos meninos, com uma referência bem direta à única mulher da banda: ‘prima dama’, separadamente, em italiano (que aliás é língua de origem do termo ‘prima-dona’, apesar de ser mundialmente utilizado), significa literalmente “primeira dama”, ou seja, a mulher do chefe, do representante de estado. Levando em consideração que quem criou a banda foi o Rogério… 🤣🤣🤣

E por que a mudança?

Decidimos mudar depois de pensarmos com muita calma, pois uma parte da banda andava insatisfeita com o nome por alguns motivos pessoais, já há alguns anos.
Como estamos com vários planos e projetos bacanas em vista, o assunto do nome retornou que dividiu opiniões. Mas chegamos à conclusão de que, enquanto banda e não projeto de alguma única pessoa, o nome precisa ser unanimidade entre os integrantes.
Depois de uma boa pesquisa e votos nas melhores opções, chegamos a uma que agradou aos cinco, igualmente. Achamos que soa bem, tem sentido pra nós e tem vínculo com algo que faz parte da nossa história – que era um fator bem importante na hora de definirmos nosso novo nome.

3 thoughts on “Por que “PrimaDama”?

  1. O que dizer que assim que li PRIMADAMA, já automaticamente pensei Prima-Dona. E honestamente? GOSTEI !!!
    É algo diferente e totalmente original como a música de vocês 😊

    Bom é isso…

    Que se inicie a nova era PRIMADAMA !!!
    🎶🎶🎶

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *